Em 1937, Rick (Richard) e Mac (Maurice) McDonald, cansado de ser empregados, sairam de sua terra natal, New Hampshire para a Califórnia para abrir uma pequena empresa chamada Airdrome perto do antigo aeroporto de Monróvia. Na lanchonete começou a servir apenas cachorros-quentes, suco de laranja, café e chá, os ganhos foram suficientes após três anos pensaram em algo melhor, mas nunca imaginaram o quão longe chegariam.
Richard McDonald
Mudaram o negócios do aeroporto para San Bernardino, em 1940, ao longo da Rota 66, mas transformaram completamente o negócio.Transformaram em uma churrascaria, onde os clientes podiam escolher de 25 sugestões do menu. Demorou oito anos para perceberem que 80% dos lucros de seu negócio vinha dos hamburguers, que lhes deu uma idéia de transformar completamente o negócio, fechando no Outono de 1948 para reforma.
Na sua reabertura em Dezembro de 1948, os irmãos McDonald tinha reduzido o seu menu de 25 itens para venda apenas de hamburguers, introduzindo o novo sistema de fast food, os hamburguers eram preparados seguindo a mesma idéia das linhas de montagem industrial, aumentar significativamente a velocidade em servir os hamburguers, bem como o seu tamanho.
Graças ao preço baixo dos hamburguers, 15 centavos de dólar cada um, de boca em boca começou. O negócio aumentou significativamente, embora o golpe final se daria um ano após a reabertura do restaurante, com a introdução dos menus que incluia um shake e batatas fritas com o hamburguer.
Na sua reabertura em Dezembro de 1948, os irmãos McDonald tinha reduzido o seu menu de 25 itens para venda apenas de hamburguers, introduzindo o novo sistema de fast food, os hamburguers eram preparados seguindo a mesma idéia das linhas de montagem industrial, aumentar significativamente a velocidade em servir os hamburguers, bem como o seu tamanho.
Graças ao preço baixo dos hamburguers, 15 centavos de dólar cada um, de boca em boca começou. O negócio aumentou significativamente, embora o golpe final se daria um ano após a reabertura do restaurante, com a introdução dos menus que incluia um shake e batatas fritas com o hamburguer.
Hamburgers por 15 centavos
No início dos anos 50 o restaurante aberto em San Bernadino começou a dar lucro, e começou a atrair a atenção de muitos empresários, até apareceu em várias publicações pelo seu sucesso, graças a sua inovadora concepção de restaurante. Em 1952 os irmãos McDonald venderam sua primeira franquia para Neil Fox, em Phoenix, uma ocasião que aproveitaram para fazer o protótipo do que seria no futuro a nova lanchonete do McDonald's, criando neste processo os arcos amarelos que se transformariam ao longo dos anos no símbolo da multinacional.
Ambos os negócios continuaram a crescer consideravelmente nos anos seguintes, o que os levou a ter que comprar seis máquinas para fazer shakes em seu restaurante em San Bernardino de uma empresa liderada por Ray Kroc. Este fato chamou a atenção de Kroc, era normal para cada restaurante comprar uma única máquina, isto o fez vir de Chicago ao restaurante dos irmãos McDonald's, para observar o negócio.
Ambos os negócios continuaram a crescer consideravelmente nos anos seguintes, o que os levou a ter que comprar seis máquinas para fazer shakes em seu restaurante em San Bernardino de uma empresa liderada por Ray Kroc. Este fato chamou a atenção de Kroc, era normal para cada restaurante comprar uma única máquina, isto o fez vir de Chicago ao restaurante dos irmãos McDonald's, para observar o negócio.
Ray Kroc
Ray Kroc logo percebeu rapidamente que a idéia dos irmãos era perfeita para o sucesso e tentou convencê-los a abrir novas franquias em todo os Estados Unidos. A comodidade e a falta de ambição, os irmãos recusaram, então Ray Kroc-se ofereceu para fazer isso por eles. Em seu retorno a Chicago começou imediatamente a trabalhar e 15 de abril de 1955, poucos meses após sua visita à Califórnia, abriu a primeira lanchonete da nova empresa, a McDonald's Corporation em Des Plaines, Illinois.
Durante os três anos seguintes, Ray Kroc começava a criar seu grande império, colocando mais 33 lanchonetes nos Estados Unidos, embora a explosão final ocorreria entre 1958 e 1960, quando atingiu mais de 100 lanchonetes. Em 1961, ele comprou todos os direitos sobre a marca McDonald's nos Estados Unidos dos irmãos McDonald, num total de US $ 2,7 milhões. Seis anos depois, a McDonald's deixava as fronteiras dos EUA instalando se perto de Vancouver, no Canadá, e em 1971 a franquia deu um salto pela primeira vez, abrindo sua primeira lanchonete na Europa, perto da cidade de Amsterdan.
E o resto da história ... é bem conhecido por todos.
Durante os três anos seguintes, Ray Kroc começava a criar seu grande império, colocando mais 33 lanchonetes nos Estados Unidos, embora a explosão final ocorreria entre 1958 e 1960, quando atingiu mais de 100 lanchonetes. Em 1961, ele comprou todos os direitos sobre a marca McDonald's nos Estados Unidos dos irmãos McDonald, num total de US $ 2,7 milhões. Seis anos depois, a McDonald's deixava as fronteiras dos EUA instalando se perto de Vancouver, no Canadá, e em 1971 a franquia deu um salto pela primeira vez, abrindo sua primeira lanchonete na Europa, perto da cidade de Amsterdan.
E o resto da história ... é bem conhecido por todos.
0 comentários:
Postar um comentário